Na tarde de hoje, a Companhia de Policiamento Especializado de Águas Lindas (CPE) se deparou com um dos criminosos mais procurados da Bahia, Eduardo Esmael Brito, conhecido pelos apelidos "Dudu", "Paulista" ou "Mentiroso", de 44 anos. O criminoso, que se destacava como um dos maiores ladrões de bancos do estado, teve um confronto fatal com as autoridades no quilômetro 01 da BR 070.
A equipe da CPE avistou Eduardo em uma motocicleta e tentou uma abordagem, utilizando sinais sonoros para que ele parasse. No entanto, Dudu, velho conhecido da polícia baiana, optou por abandonar a moto e adentrar uma área de mata nas imediações. Rápidos em sua resposta, os militares desembarcaram da viatura e iniciaram a perseguição ao criminoso.
Em meio a vários arbustos, Eduardo fez disparos contra os policiais, que prontamente reagiram à injusta agressão, atingindo o elemento. Imediatamente, o socorro foi acionado, com uma equipe do Corpo de Bombeiros de Águas Lindas prestando os primeiros socorros e transferindo o criminoso para o Hospital Municipal Bom Jesus. Infelizmente, Eduardo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Na residência de Eduardo, foram encontradas diversas ferramentas e chaves, suspeitas de serem utilizadas em futuros arrombamentos a caixas eletrônicos. Além disso, no interior de um armário, foi descoberto 1 kg de emulsão explosiva encartuchada. Diante dessa perigosa situação, o Esquadrão de Bombas do BOPE de Goiânia foi acionado para recolher o explosivo, que foi detonado em uma área segura.
Nascido em Serrinha, Dudu era um criminoso astuto, tendo inclusive realizado um curso no exterior, na Argentina, sobre os equipamentos adequados para arrombamentos de caixas eletrônicos. O uso frequente de documentos falsos demonstra a habilidade do criminoso em se esconder e dificultar sua captura pelas autoridades.
A morte de Eduardo Esmael Brito representa uma significativa vitória das forças de segurança na luta contra o crime organizado na Bahia. A CPE Águas Lindas, com sua atuação rápida e corajosa, demonstra a dedicação das autoridades em proteger a sociedade e enfrentar os desafios impostos pelos criminosos mais perigosos do estado.
Mín. 18° Máx. 30°